Português (Brasil)

Criança transgênero de 8 anos adota nome social no RG: 'vou ser chamado pelo que eu sou'

Criança transgênero de 8 anos adota nome social no RG: 'vou ser chamado pelo que eu sou'

Eduardo Lopes Freitas se reconhece como menino há quatro anos e passou para o registro o nome social depois de mudança na cédula de identidade.

Compartilhe este conteúdo:

Uma criança de oito anos adotou o nome social na carteira de identidade em Pindamonhangaba (SP). Transgênero, Eduardo Lopes Freitas passou a usar o nome com que se identifica com a chegada da nova cédula de identidade. A família comemorou a conquista em um post que viralizou nas redes sociais. 

 

“O que me deixa feliz é que agora eu vou ser chamado pelo que eu sou”, disse Eduardo.

 

O estado de São Paulo passou a emitir a nova cédula no dia 20 de agosto. O documento reformulado permite o uso do nome social – com o qual a pessoa se identifica – antes da alteração do registro civil, que só pode ser feito após a maioridade. 

Segundo a mãe, Regina Freitas, a mudança foi um pedido de Eduardo assim que soube da permissão. O menino, que antes era chamado de Maria Eduarda, se identifica há quatro anos como masculino, usando nome social na escola e entre pessoas próximas, mas em público ainda era chamado pelo nome de registro. 

“Agora quando eu for ao médico, por exemplo, vou ser chamado pelo meu nome, pelo que eu sou”, disse o menino. 

Após a mudança, a mãe comemorou o passo com o filho em um post nas redes sociais. “A cara de felicidade de alguém que teve seus direitos respeitados”, escreveu. 

A publicação tem mais de sete mil curtidas e dois mil compartilhamentos. Nos comentários, outras pessoas transgêneros comemoraram a conquista, comentando sobre a importância de ter o espaço e o reconhecimento mais cedo. 

Procurado pelo G1, o Poupatempo informou que o caso de Eduardo é o primeiro de uma criança transgênero a adotar o nome social no RG em Pindamonhangaba. Apesar disso, não confirmou se há outros casos semelhantes no estado. 

Eduardo antes da decisão pelo gênero masculino — Foto: Arquivo Pessoal

Eduardo antes da decisão pelo gênero masculino — Foto: Arquivo Pessoal

Eduardo antes da decisão pelo gênero masculino — Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe este conteúdo:

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].