Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
1º Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré foi um sucesso
1º Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré foi um sucesso
_Prefeitura de Jaguaré promoveu o I Simpósio da Mata Atlântica; iniciativa possibilitou esclarecimentos para os produtores rurais do município sobre o projeto Reflorestar, Georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural e Programa de regularização Rural_
As secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de Jaguaré realizaram nesta quinta-feira, 24, no Parque de Exposições Alpheu Sossai, o Primeiro Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré. O evento reuniu mais de cem produtores rurais do município. Os alunos da Emef Nossa Sra. de Fátima apresentaram a Dança do Café na abertura do simpósio que foi realizado com objetivo de esclarecer dúvidas sobre programas importantes para os produtores se enquadrarem nas leis estaduais e federais.
*Reflorestar*
Durante o evento foram abordados assuntos sobre o programa Reflorestar ES, pelo engenheiro agrônomo da Seama, Davi Pedroza e o engenheiro florestal Lucélio Pietralonga. O Reflorestar é uma é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal.
O governo estadual disponibiliza uma verba para o produtor que tiver interesse em reflorestar uma área em sua propriedade, quanto maior a área, maior será a verba disponibilizada para colocar em prática as ações voltadas ao meio ambiente. A iniciativa possibilita ao produtor rural, a geração de oportunidades e renda estimulando a continuidade e ampliação do manejo sustentável dos solos.
*Cadastramento Rural*
O geógrafo e fiscal estadual agropecuário, Ivan Oliveira Lima, abordou também, assuntos relacionados ao Cadastramento Rural – CAR, que é fundamental para a regularização ambiental de propriedades rurais no Brasil, sendo um registro público eletrônico e obrigatório. O CAR, oferece vários benefícios para os produtores rurais como segurança jurídica, acesso a crédito e programas de apoio, além de facilitar a regularização ambiental e a obtenção de certidões ambientais.
*Georreferenciamento*
Outro assunto muito importante que foi abordado durante o evento, foi sobre Georreferenciamento. A chefe da Divisão de Governanças de Terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra/ES e presidente do Comitê Nacional de Certificação, Queidima Guzzo e a chefe substituta da Divisão de Governanças de Terras e gestora regional do Cadastro Rural, Tânia Mara de carvalho palestraram sobre o assunto.
O Georreferenciamento é a determinação dos limites do imóvel rural através de coordenadas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, que devem ter precisão posicional fixada pelo Incra. Ao permitir a identificação precisa das propriedades, o proprietário evita conflitos territoriais, garante a segurança jurídica do seu imóvel.
*Certificação dos imóveis*
Queidima e Tânia abordaram também sobre o novo prazo para a certificação dos imóveis rurais. A principal mudança na certificação de imóveis rurais pelo Incra, trata da ampliação da obrigatoriedade do georreferenciamento para propriedades com menos de 25 hectares.
“Essa certificação é uma exigência do Cartório de Registro de Imóveis nos casos de transferência, doação ou alienação do imóvel. Para áreas com mais de 25 hectares, o georreferenciamento já é obrigatório. Já para imóveis com menos de 25 hectares, essa exigência passa a valer a partir de 20 de novembro de 2025. A renovação da certificação só é necessária em casos de desmembramento do imóvel”, explicou Queidima.
https://www.jaguare.es.gov.br/noticia/ler/1550/simposio-da-mata-atlantica-em-jaguare-esclarece-duvidas-de-produtores-rurais