Português (Brasil)

1º Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré foi um sucesso

1º Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré foi um sucesso

Compartilhe este conteúdo:

1º Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré foi um sucesso

_Prefeitura de Jaguaré promoveu o I Simpósio da Mata Atlântica; iniciativa possibilitou esclarecimentos para os produtores rurais do município sobre o projeto Reflorestar, Georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural e Programa de regularização Rural_ 

As secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de Jaguaré realizaram nesta quinta-feira, 24, no Parque de Exposições Alpheu Sossai, o Primeiro Simpósio da Mata Atlântica de Jaguaré. O evento reuniu mais de cem produtores rurais do município. Os alunos da Emef Nossa Sra. de Fátima apresentaram a Dança do Café na abertura do simpósio que foi realizado com objetivo de esclarecer dúvidas sobre programas importantes para os produtores se enquadrarem nas leis estaduais e federais.

*Reflorestar* 
Durante o evento foram abordados assuntos sobre o programa Reflorestar ES, pelo engenheiro agrônomo da Seama, Davi Pedroza e o engenheiro florestal Lucélio Pietralonga. O Reflorestar é uma é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal.
 
O governo estadual disponibiliza uma verba para o produtor que tiver interesse em reflorestar uma área em sua propriedade, quanto maior a área, maior será a verba disponibilizada para colocar em prática as ações voltadas ao meio ambiente. A iniciativa possibilita ao produtor rural, a geração de oportunidades e renda estimulando a continuidade e ampliação do manejo sustentável dos solos.

*Cadastramento Rural*
O geógrafo e fiscal estadual agropecuário, Ivan Oliveira Lima, abordou também, assuntos relacionados ao Cadastramento Rural – CAR, que é fundamental para a regularização ambiental de propriedades rurais no Brasil, sendo um registro público eletrônico e obrigatório. O CAR, oferece vários benefícios para os produtores rurais como segurança jurídica, acesso a crédito e programas de apoio, além de facilitar a regularização ambiental e a obtenção de certidões ambientais. 

*Georreferenciamento*
Outro assunto muito importante que foi abordado durante o evento, foi sobre Georreferenciamento. A chefe da Divisão de Governanças de Terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra/ES e presidente do Comitê Nacional de Certificação, Queidima Guzzo e a chefe substituta da Divisão de Governanças de Terras e gestora regional do Cadastro Rural, Tânia Mara de carvalho palestraram sobre o assunto.

O Georreferenciamento é a determinação dos limites do imóvel rural através de coordenadas georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, que devem ter precisão posicional fixada pelo Incra. Ao permitir a identificação precisa das propriedades, o proprietário evita conflitos territoriais, garante a segurança jurídica do seu imóvel.

*Certificação dos imóveis* 
Queidima e Tânia abordaram também sobre o novo prazo para a certificação dos imóveis rurais. A principal mudança na certificação de imóveis rurais pelo Incra, trata da ampliação da obrigatoriedade do georreferenciamento para propriedades com menos de 25 hectares.

“Essa certificação é uma exigência do Cartório de Registro de Imóveis nos casos de transferência, doação ou alienação do imóvel. Para áreas com mais de 25 hectares, o georreferenciamento já é obrigatório. Já para imóveis com menos de 25 hectares, essa exigência passa a valer a partir de 20 de novembro de 2025. A renovação da certificação só é necessária em casos de desmembramento do imóvel”, explicou Queidima.

https://www.jaguare.es.gov.br/noticia/ler/1550/simposio-da-mata-atlantica-em-jaguare-esclarece-duvidas-de-produtores-rurais

Compartilhe este conteúdo:

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].