Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Começou julgamento de falso médico acusado de morte de criança em São Mateus
Falso médico | Começa júri de réu por morte de menina em São Mateus
por Redação
São Mateus
Falso médico | Começa júri de réu por morte de menina em São Mateus
Forúm de São Mateus, no Norte do ES Crédito: TJES Divulgação
Começou na manhã desta quinta-feira (27), por volta das 8h, no Fórum de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o júri de Leonardo Luz Moreira, apontado pelo Ministério Público como falso médico, pela morte de Ana Luisa Marcelino Ferreira da Silva, de 10 anos. Ele é acusado de homicídio qualificado, exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. Os jurados foram sorteados por volta de 8h. Serão ouvidas quatro testemunhas, sendo duas da acusação e duas da defesa. Por último, o réu será interrogado.
Não há movimentação de familiares ou de amigos próximos da família da criança no local. Segundo a família, isso é uma estratégia para que a defesa de Leonardo – que anteriormente tentou impedir que o julgamento fosse realizado, com pedidos de desaforamento e de incompetência, negados pela Justiça – não pedisse a anulação diante de uma possível pressão popular.
Leonardo está preso desde dezembro do ano passado, por descumprir a ordem judicial de não deixar o país sem autorização, representando risco à aplicação da lei penal e à ordem pública. Por isso, chegou ao local em uma viatura da Polícia Penal, antes das 7h50.
Ana Luisa morreu após ser atendido por Leonardo no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, em fevereiro de 2021. Conforme a mãe da menina, a professora Alessandra Marcelino, o suposto médico teria dado um diagnóstico de gastroenterite. Depois a filha teve um agravamento do quadro de saúde e não resistiu.
Leonardo, conforme investigações da Polícia Federal, teria adulterado documentos com registros de tempo de estudo. Na transferência para uma faculdade brasileira foram computados quatro anos de estudo, ao invés dos seis meses que foram estudados na Bolívia.