Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Celebrações do Dia 12 de Outubro mostram força do turismo religioso em Jaguaré.
Celebrações do Dia 12 de Outubro mostram força do turismo religioso em Jaguaré.
Celebrações com diversos traços culturais foram realizadas no município; festividades farão parte do calendário de turismo religioso que está sendo elaborado em Jaguaré e que inclui também o Dia do Evangélico.
A tradição católica conta que em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia saíram para pescar para a realização da festa que foi oferecida ao governante da Capitania Hereditária de São Paulo e Minas Gerais, na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá. Era uma missão difícil, pois, não era uma época boa para pescaria.
Após várias tentativas puxando a rede no Rio Paraíba do Sul, um pedaço do corpo de uma imagem de Nossa Senhora Conceição apareceu para os pescadores. Curiosos, eles lançaram a rede mais uma vez e pescaram a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente ao corpo.
Eles colocaram a imagem da santa no barco. E depois disso, os peixes começaram a aparecer, em quantidade abundante, tão grande que quase fez o barco virar, segundo os relatos históricos da tradição católica.
Feriado
O Dia 12 de outubro é feriado nacional em comemoração à Nossa Senhora Aparecida, que foi reverenciada em Jaguaré. Entre as manifestações de maior porte, está a celebração realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Córrego das Abóboras.
A partir de 2004, a Diocese de São Mateus, por orientação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, determinou que se realizasse a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Foi a partir daí, segundo o coordenador da Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Córrego das Abóboras, Claudimar José Barcelos Miossi, que a celebração ganhou vulto.
“A comunidade realiza essa celebração em todo 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, há 18 anos. Nós passamos a fazer essa festa cada vez mais bonita e, a partir do ano seguinte, 2005, nós nos reunimos e decidimos fazer a descida da santa pelo Córrego das Abóboras até a propriedade de Derli Bisi e, dali saímos em procissão até a comunidade”, explica Claudimar destacando que a festividade cresceu bastante com o tempo e só não foi realizada em 2019 e 2020 por causa da pandemia.
Procissão
O trajeto pelo Córrego das Abóboras se dá por aproximadamente um quilômetro. Já a procissão pela estrada que dá acesso à comunidade percorre cerca de dois quilômetros. Outra manifestação importante dessa data é a realizada pela Comunidade do Giral, onde a celebração teve início debaixo de um pé de jaca de grande porte onde, no passado, as pessoas se reuniam para rezar. Ato que é repetido todo ano e, em seguida, caminham com a imagem até a igreja da comunidade.
Também se destaca a festividade religiosa realizada na Comunidade do 16. Os fiéis realizaram uma cavalgada levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida demonstrando sua devoção à santa, bem como o seu respeito e reconhecimento como intercessora e padroeira do Brasil. Somados ao Dia do Evangélico, comemorado no dia 31 de outubro, esses são eventos importantes e estão sendo incluídos como destaque no calendário de eventos turísticos religiosos de Jaguaré.