Português (Brasil)

Campeonato Capixaba na estrada: times terão maratona de viagens de pelo menos 13 mil km

Campeonato Capixaba na estrada: times terão maratona de viagens de pelo menos 13 mil km

site Boca no Trombone calcula as distâncias dos deslocamentos dos clubes da elite capixaba, na 1ª fase

Compartilhe este conteúdo:

Campeonato Capixaba na estrada: times terão maratona de viagens de pelo menos 13 mil km

site Boca no Trombone calcula as distâncias dos deslocamentos dos clubes da elite capixaba, na 1ª fase

 

Campeonato Capixaba na estrada: times terão maratona de viagens de pelo menos 13 mil km

Google Maps

 

Campeonato Capixaba 2022 começa no dia 29 de janeiro e os dez times participantes já estão em clima de competição. Dentro de seus 46.089 km² de área, o Espírito Santo terá oito cidades ocupadas por clubes que viajarão 13.037 km, até o final da primeira fase.

Algumas delegações serão submetidas a uma rotina de viagens mais desgastante. É o caso dos recém-promovidos CTE/Colatina e Nova Venécia, e do atual campeão Real Noroeste. Com sedes localizadas no noroeste do estado, os três terão mais quilômetros percorridos ao fim dos 45 jogos da primeira fase, com 44% do deslocamento total (5.765 km).

Enquanto o time merengue percorrerá 2.170 km, o Vitória-ES terá um deslocamento quase três vezes menor (744km). O detalhe é que ambas as equipes acompanham Rio Branco-ESRio Branco VN e Serra como instituições que iniciam o campeonato como mandante por terminarem entre as cinco melhores campanhas na edição de 2021.

Tal decisão, vigente desde a segunda edição da atual forma de disputa (2018), impõe que essas equipes tenham cinco mandos de campo nas nove rodadas da primeira fase. Haja vista que todas as equipes se enfrentam em turno único, os confrontos são pré-definidos e sorteados pela Federação de Futebol (FES) com o auxílio de um programa de computador.

 

 

Estádio de cada clube:

 

 

 

Utilizando como referência o estádio onde cada uma das equipes mandam os seus respectivos jogos, o ge Espírito Santo calculou o saldo geral dos deslocamentos dos times da elite capixaba. Vale destacar que as equipes devem definir suas logísticas ao longo do torneio e essas distâncias estão sujeitas a sofrer alterações.

 

Times do noroeste enfrentam um adversário a mais

 

Real Noroeste, campeão capixaba de 2021 — Foto: RP Fotografia

Real Noroeste, campeão capixaba de 2021 — Foto: RP Fotografia

 

Os times do noroeste do Espírito Santo vivem o cenário mais desfavorável. Real Noroeste (2.170km), Nova Venécia (2.068km) e CTE/Colatina (1.527km) formam o Top-3 clubes que percorrerão maior quilometragem no Campeonato Capixaba 2022.

Atual campeão, o Real Noroeste faz apenas quatro jogos como visitante. A equipe fará duas viagens para o sul do estado para encarar Rio Branco VN e Estrela do Norte. Os deslocamentos rendem 1.244 km a equipe, um valor superior ao total a ser percorrido por cinco adversários ao longo de toda a primeira fase, como lembra o presidente Flares Olímpio da Rocha.

- Na verdade, o sorteio não foi muito bom para o clube porque pegamos os clubes mais longes fora de casa. No caso, o Rio Branco VN, o próprio da capital e também o Estrela. Então, o sorteio não foi bom para o Real porque, por estar no norte, vai jogar em casa contra as equipes que estão perto - declarou ao ge.

De volta à elite após 14 anos, a briga do CTE/Colatina para fugir do Z-2 passa pela logística das viagens. Com 1.527 km a percorrer, o time da Princesa do Norte está em terceiro na lista de maiores distâncias, atrás de Nova Venécia e Real Noroeste, respectivamente.

 

A maratona começa logo na 1ª rodada, quando encara o Vitória-ES no Salvador Costa - o CTE percorrerá 266 quilômetros para ir e voltar do noroeste do estado. Fundador do clube que leva o seu nome, Edmilson Ratinho alerta que viagens mais longas significam maior tempo de deslocamento, além de gastos com hospedagem, alimentação e transporte.

- Depois de um longo tempo, a gente volta para a Série A e temos varias viagens fora. Mas, isso é um empecilho que temos que passar para tentar ficar na primeira divisão e, quem sabe, depois, brigar pelo titulo. Não é vantajoso jogar cinco jogos fora, mas vamos tentar passar por isso e dar o melhor ao clube - declarou ao ge.

Debutante na competição, cálculo do Nova Venécia impressiona: serão 2.068 km percorridos, contando os deslocamentos de Nova Venécia para Águia Branca, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Serra e Vitória. Em meio às viagens, o Leão do Norte vai seguir o mesmo modelo do ano anterior e viajará sempre um dia antes dos jogos para que os jogadores se mantenham descansados.

 

Sulistas na intermediária

 

Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim — Foto: Fabiano Oliveira/Estrela do Norte FC

Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim — Foto: Fabiano Oliveira/Estrela do Norte FC

Se a maratona de viagens gera descontentamento no noroeste, a insatisfação aparece com menos frequência no sul. O sorteio dos confrontos colocou Estrela do Norte e Rio Branco VN em posição intermediária. O Gigante do Sumaré terá pela frente 1.192km, enquanto o Brancão Polenteiro,1.270km.

Estrear fora e jogar a última partida, contra o Real Noroeste, em casa: estes são alguns dos fatores que levam o vice-presidente do Estrela , Carlos Madella, a ficar confiante. Com quatro jogos na Grande Vitória e um contra o Rio Branco VN (155km, ida e volta), a logística não é preocupação para o Estrela do Norte. Soma-se a isso, o fato do Alvinegro ser o quinto clube com menos quilometros a percorrer.

- Fazer viagens curtas desgasta menos os atletas, além do custo ser mais baixo. O Sumaré com a presença de público sempre foi nosso caldeirão, os adversários sempre ficam preocupados em jogar aqui. Infelizmente, há dois anos estamos sem jogar com o apoio da nossa torcida, o que creio eu, afetou diretamente no nosso desempenho em casa. Com a volta do torcedor ao estádio acredito que tiraremos proveito disso. - declarou ao ge.

O desempenho do Rio Branco VN é uma incógnita nesta Série A do Estadual. O time de Venda Nova do Imigrante passou por reformulação e passa por um período de instabilidade financeira. Finalista nas duas últimas edições, o Brancão Polenteiro viaja para encarar os dois clubes recém-promovidos, CTE/Colatina e Nova Venécia, na região noroeste.

 

Desportiva perde a vantagem da metrópole

 

 

Desportiva rua de fogo — Foto: Richard Pinheiro/GloboEsporte.com

Desportiva FerroviáriaRio Branco-ESSerraVilavelhense e Vitória-ES. A Grande Vitória contará com quatro das cinco equipes que terão o menor deslocamento no Campeonato Capixaba 2022. Além do local estratégico, os times são beneficiados por representarem metade dos participantes da competição.

As longas viagens com altos custos não são motivo de preocupação para essas equipes, menos para a Desportiva Ferroviária que enfrenta CTE/ColatinaNova Venécia e Real Noroeste fora de casa. A questão foi alertada pelo presidente Eduardo Souza, que tem fechado parcerias para reduzir ao máximo os custos da Locomotiva Grená.

- Infelizmente isso realmente ocorreu por conta do sorteio e seremos a equipe da Grande Vitória que mais se deslocará. Teremos um custo altíssimo de transporte, alimentação, hospedagem etc. Não temos tempo a perder, estamos buscando parceiros para reduzir ao máximo o custo e recentemente fechamos com a Mutum Preto Turismo que será responsável pelo deslocamento da equipe. Há um certo desgaste do atleta, ainda mais por, além de termos duas longas viagens (Águia Branca e Nova Venécia), só jogaremos em locais extremamente quentes. Mas encaramos isso com muita naturalidade. São coisas que não estão sob o nosso controle e como vamos para buscar o título, não podemos perder tempo nos lamentando por esses fatores - declarou ao ge.

Na outra extremidade, o Vitória-ES tem o menor deslocamento: exatamente 744km. Última equipe da região metropolitana a levantar o troféu (2018), o Alvianil de Bento Ferreira encerra a primeira fase diante da Desportiva Ferroviária e vai atuar em Águia Branca, Cariacica, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Representante da única equipe a mandar todos os seus jogos em Vitória, o presidente Rodolfo do Carmo não analisa como determinante os desgastes proporcionados por longas viagens até a capital.

- O campeonato será muito difícil, e toda vantagem em termos de desgaste físico é importante. Mas penso que a dificuldade vai ser a mesma para todos os clubes - declarou ao ge.

 

Distâncias por clube:

 

 

  1. Real Noroeste: 2.170 km
  2. Nova Venécia: 2.068 km
  3. CTE/Colatina : 1.527 km
  4. Desportiva Ferroviária: 1.316 km
  5. Rio Branco VN: 1.270 km
  6. Estrela do Norte: 1.192 km
  7. Serra: 1.086 km
  8. Rio Branco-ES: 909 km
  9. Vilavelhense: 755 km
  10. Vitória-ES: 744 km
Compartilhe este conteúdo:

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].