/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/8/0/EuCr0jQpygHMDENYRnmA/whatsapp-image-2022-01-17-at-14.21.50.jpeg)
Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes — Foto: Divulgação/Sesa
Diante do aumento nos casos e internações por causa da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) avalia a suspensão parcial de cirurgias eletivas no Espírito Santo.
A informação foi passada pelo Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes durante coletiva na tarde desta segunda-feira (17).
"Avaliamos a suspensão parcial de algumas cirurgias eletivas, caso seja necessária uma mobilização rápida e abrupta dos pacientes atingidos pela Covid-19 ou Influenza. Não haverá suspensão em geral", garantiu.
O estado apresentou a maior ocupação de leitos desde setembro de 2021.
De acordo com Nésio Fernandes, o número de internações de pacientes com Covid-19 aumentou de 130 em 13 de dezembro de 2021 para 260 no último dia 13 de janeiro.
"Esse comportamento pode ter impacto de crescimento ao longo das próximas semanas. Por isso, é importante manter as medidas de proteção e ter um comportamento de baixo risco", orientou.
Vírus Darwin já circula no ES
O secretário Nésio Fernandes também confirmou que, a chamada variante Darwin, do vírus da gripe H3N2 já está circulando no ES. Entretanto, ele não informou o número de casos que foram identificados.
"A Fiocruz confirmou a circulação da variante Darwin no nosso estado, o que já era um cenário previsto e adotado como fato ao longo das análises de cenários realizadas pelo governo ao longo de novembro e dezembro", disse.
Nésio também reforçou a importância do isolamento das pessoas com sintomas.
" Diante de qualquer sintoma, isole-se. É necessário isolar-se. Diante da suspeita, procurar a testagem e somente após o descarte da infecção, a pessoa deve restabelecer o retorno às atividades sociais".
Suspensão de grandes eventos e passaporte da vacina
Outra medida anunciada pela Sesa é a recomendação da suspensão do carnaval e grandes eventos em todo o estado.
"Formalizamos hoje (nesta segunda) a recomendação da suspensão do carnaval, grandes shows e grandes eventos em todo o estado do Espírito Santo", disse.
Para ambientes menores, como casas de shows e entretenimentos, a recomendação é que os municípios exijam o passaporte da vacina e comprovação da testagem do resultado negativo de teste de antígeno para a detecção da Covid-19.
"Os municípios que não possuem condições de adotar uma oferta massiva dos testes, nós recomendamos extrema disciplina e cumprimento às atividades de fiscalização às normas estabelecidas no estado", dis