Português (Brasil)

Justiça encerra ação contra Lula por suposta interferência no BNDES

Justiça encerra ação contra Lula por suposta interferência no BNDES

Compartilhe este conteúdo:

 

Justiça encerra ação contra Lula por suposta interferência no BNDES

Segundo a decisão da justiça, a acusação tem como base elementos de investigações das quais o ex-presidente Lula foi absolvido anteriormente e na ação penal que teve atos anulados após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)

A 10ª Vara Federal Criminal de Brasília encerrou uma ação penal contra ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta influência no aumento de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Lula era acusado de fazer lobby em favor da Odebrecht por meio do BNDES para investimentos em Angola.

Outros envolvidos na ação também foram beneficiados, como o ex-ministro Antônio Palocci. A decisão do juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana foi proferida em 3 de setembro, mas só foi publicada nesta segunda-feira (6).

Segundo a decisão, a argumentação da defesa de Lula teve como premissa a alegação de que a denúncia apresentada tinha como essência elementos informativos de investigação efetivada em uma ação penal que foi objeto de anulação por habeas corpus.

O juiz argumenta que a utilização de qualquer outro elemento do processo conhecido como “Quadrilhão do PT” seria um contrassenso, uma vez que o Ministério Público Federal (MPF) pediu a absolvição do ex-presidente na ação.

A defesa também argumentou que os elementos indicativos de cometimento de atos delituosos não teriam a capacidade de garantir a causa da acusação. Segundo a defesa, as manifestações do MPF e julgados do Supremo Tribunal Federal (STF) reforçam a argumentação.

De acordo com a decisão, o MPF pode apresentar nova denúncia “se entender cabível, com fundamento nos elementos que considera apropriados para tanto”.

Defesa de Lula

Em nota, a defesa do ex-presidente Lula afirmou que a o encerramento da ação penal “É a 18ª. decisão que obtivemos em favor do ex-presidente Lula para encerrar ações penais e investigações contra ele, diante da inexistência de qualquer prova de culpa e da apresentação de provas de sua inocência — incluindo, também, a declaração da nulidade dos 4 processos originados em Curitiba contaminados pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro e da incompetência da 13ª. Vara Federal de Curitiba, como sustentamos desde 2016″.

Segundo a nota, a defesa protocolou uma petição no dia 1º de julho que indicou que a ação penal foi baseada em outra, o “Quadrilhão do PT”, na qual Lula foi absolvido pelo Juízo da 12ª Vara Federal de Brasília da acusação de integrar e liderar uma organização criminosa.

“Na mesma petição mostramos, ainda, que a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no HC nº 164.493/PR, que reconheceu a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e declarou a nulidade de todos os atos por ele praticados na fase pré-processual e na fase processual, impede a utilização de qualquer elemento proveniente de Curitiba na ação penal em referência”, continua a nota.

Compartilhe este conteúdo:

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].