Português (Brasil)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E PREFEITURA DE SÃO MATEUS É NOTA 100 EM TRANSPARÊNCIA DO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E PREFEITURA DE SÃO MATEUS É NOTA 100 EM TRANSPARÊNCIA DO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

Governo do Estado do Espírito Santo e Prefeitura de São Mateus registrou nota máxima em rodada de avaliações feita pela ONG Transparência Capixaba.

Compartilhe este conteúdo:

Governo do Estado do Espírito Santo e Prefeitura de São Mateus registrou nota máxima em rodada de avaliações feita pela ONG Transparência Capixaba.

 

GOVERNO DO ESTADO

O Espírito Santo obteve nota máxima na segunda avaliação da transparência das informações sobre contratações emergenciais promovida pela Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Internacional Brasil. O Estado – que, no primeiro estudo, divulgado em maio, obteve o 1º lugar no País, com 97,4 pontos – foi o único no País a obter 100 pontos, passando a atender a todos os critérios de transparência estabelecidos pela ONG e se mantendo no topo do ranking.

 

Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (29). O ranking completo pode ser acessado no endereço https://transparenciainternacional.org.br/ranking/.  O estudo da Transparência Internacional Brasil avalia todos os estados e as capitais brasileiras, e mede a capacidade do poder público de prover acesso pleno, ágil e simples aos dados de compras emergenciais em resposta à Covid-19.

 

Com o resultado, o Espírito Santo se consolida como exemplo de boas práticas em transparência pública e abertura de dados para todo o País. A nota máxima foi alcançada por meio do trabalho dos auditores do Estado da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), em conjunto com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest); a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) e todos os órgãos e entidades estaduais que disponibilizaram os dados para publicação no portal oficial sobre o novo Coronavírus no Estado: coronavirus.es.gov.br.

 

Os critérios de transparência avaliados pela ONG são baseados em exemplos internacionais de boas práticas no uso dos recursos públicos. A análise abrange quatro dimensões: informações disponíveis; formato das informações; legislação; e controle social.  Cada uma é separada em diversas categorias, que recebem pontuações de acordo com pesos de valorações pré-definidas.

 

 “Desde o início da pandemia o Espírito Santo busca ser referência no país em divulgação de dados. Com a nova avaliação, atingimos todos os requisitos das melhores práticas globais em transparência, que guiaram as grandes nações para vencer a pandemia”, ressalta o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

 

Sobre o ranking: Para elaborar o ranking a Transparência Internacional avalia os portais oficiais e os sites criados para dar transparência aos dados da Covid-19 de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais, para verificar a apresentação de informações sobre contratações emergenciais. Também são analisadas as comunicações realizadas por meio das redes sociais.

 

O resultado é uma pontuação de 0 a 100, em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. Na metodologia da avaliação são atribuídos pontos a quesitos considerados essenciais, como a divulgação dos nomes das empresas contratadas; o valor total e unitário gasto; e a divulgação da íntegra do processo de compra, entre outros itens.

 

Além disso, a Transparência Internacional analisa o formato de divulgação e a disponibilização de dados abertos, que permitem o download e filtragem das informações. O controle social também foi avaliado: os Estados que divulgam e facilitam o acesso do cidadão à Ouvidoria ganharam pontuação maior.

 

 

PREFEITURA DE SÃO MATEUS

Prefeitura de São Mateus registrou nota máxima em rodada de avaliações feita pela ONG Transparência Capixaba. O estudo ONG Transparência Capixaba observa se os portais têm disponibilizado as informações essenciais das compras emergenciais para o combate à Covid-19 que, por conta da pandemia, estão sendo feitas sem licitação. A ONG avaliou desde informações essenciais, como o nome dos fornecedores, data da compra, valores dos contratos e o total gasto pelo município, até formatos que facilitem a análise em dados abertos ou a disponibilização das informações de forma que seja possível que robôs coletem o conteúdo.

Com o resultado, São Mateus se consolida como exemplo de boas práticas em transparência pública e abertura de dados para todo o País. A nota máxima foi alcançada por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Comunicação de São Mateus (Secom) e todos os órgãos e entidades municipais que disponibilizaram os dados para publicação no portal oficial sobre o novo Coronavírus de São Mateus: www.saomateus.es.gov.br/coronavirus ou http://saomateus-es.portaltp.com.br/consultas/covid19.aspx.

 

 

O QUE FAZ UMA PREFEITURA PERDER PONTOS NO RANKING

A metodologia da avaliação observou 34 itens, separados em oito categorias, com pesos diferentes. Entre os itens que mais descontam pontos estão as "informações essenciais". A questão em que as prefeituras mais pecaram foi na descrição do valor total e unitário dos produtos comprados.

 

Já no quesito informações desejáveis, o erro mais comum foi a ausência do local da execução dos contratos. Na parte destinada à análise da Legislação nos portais, as prefeituras omitiam, de maneira geral, os órgãos de controle que acompanham as contratações. A questão em que menos prefeituras pontuaram foi quando a ONG checou se os portais eram divulgados pelas redes sociais dos municípios.

 

As piores cidades no ranking, que receberam o selo de "ruim", foram Pinheiros, que ficou com 35,44 pontos, e Fundão, com 39,24 pontos.

 

 

RANKING DE TRANSPARÊNCIA NOS PORTAIS DE COMPRAS EMERGENCIAIS DAS CIDADES DO ES

Afonso Cláudio

100,00

Ótimo

Cachoeiro de Itapemirim

100,00

Ótimo

Cariacica

100,00

Ótimo

Linhares

100,00

Ótimo

São Mateus

100,00

Ótimo

Serra

100,00

Ótimo

Vila Velha

100,00

Ótimo

Barra de São Francisco

98,73

Ótimo

Colatina

97,47

Ótimo

Guaçuí

97,47

Ótimo

Piúma

97,47

Ótimo

Domingos Martins

93,67

Ótimo

Santa Teresa

93,67

Ótimo

Ecoporanga

92,41

Ótimo

Jaguaré

92,41

Ótimo

Anchieta

91,14

Ótimo

Ibatiba

89,87

Ótimo

Mimoso do Sul

89,87

Ótimo

Pancas

87,34

Ótimo

Santa Maria de Jetibá

86,08

Ótimo

Castelo

84,81

Ótimo

Nova Venécia

84,81

Ótimo

Itapemirim

79,75

Bom

Iúna

78,48

Bom

Viana

87,34

Ótimo

Venda Nova do Imigrante

74,68

Bom

Baixo Guandu

72,15

Bom

Pedro Canário

72,15

Bom

Sooretama

72,15

Bom

Vargem Alta

72,15

Bom

Aracruz

69,62

Bom

Conceição da Barra

69,62

Bom

Alegre

67,09

Bom

São Gabriel da Palha

59,49

Regular

Marataízes

54,43

Regular

Guarapari

53,16

Regular

Fundão

39,24

Ruim

Pinheiros

35,44

Ruim

Vitória(*)

100,00

Ótimo

*Fonte: Transparência Capixaba

 

Compartilhe este conteúdo:

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].