Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Prefeitura de Jaguaré vai promover ações para combater mosquito da dengue
Prefeitura de Jaguaré vai promover ações para combater mosquito da dengue
_Monitoramento constante realizado pela Prefeitura de Jaguaré aponta para aumento do número de casos de dengue e chikungunya; técnicos da Superintendência Regional vão participar de reunião com equipe de secretários do município_
A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, vão realizar na próxima semana, reunião de emergência para debater estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
A ação em caráter emergencial se deve ao crescente número de casos de dengue no município. Além dos técnicos da Superintendência e da secretária de Saúde, Itatiane Lana Carvalho, vão participar da reunião os secretários de Obras, Elieser Biancardi, de Planejamento Urbano, Robson Grobério, de Educação, Cida Costalonga, de Transportes, Olávio Bernardo e o diretor do Saae, Valmir Cristo.
*Ações de combate ao mosquito*
A Secretaria Municipal de Saúde monitora continuamente a incidência de casos das doenças e, segunda a secretária municipal de Saúde, outras ações serão implementadas. “Nós aumentamos as ações de monitoramento dos agentes de endemias nas áreas com maior número de casos, estamos utilizando o carro fumacê nas áreas onde foram encontrados focos do mosquito e, em parceria com a limpeza urbana estamos preparando mutirões de limpeza nas áreas urbanas”, afirmou a secretária.
*Aumento de casos*
A avaliação semanal da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde aponta para um preocupante aumento nos registros dos casos confirmados de dengue e chikungunya nos quatro primeiros meses do ano, com especial atenção para o Bairro Seac. Na comunidade foram notificados 221 casos de dengue. Em seguida aparecem os bairros Centro (46), Irmã Tereza (37), Boa Vista (23), Clubinho (19), Palmital (18) e Água Limpa (17). No período também foram registrados 93 casos confirmados de Chikungunya.
*Participação da população faz a diferença*
A população pode ajudar no combate ao mosquito da dengue estando atenta aos possíveis locais de proliferação do mosquito. A melhor forma de prevenir é eliminar locais com água parada, onde o mosquito se reproduz. Atitudes simples podem salvar vidas:
- Tampe caixas d’água e tonéis;
- Mantenha garrafas sempre viradas para baixo;
- Não acumule lixo em terrenos baldios e
- Limpe ralos, calhas e vasos de plantas com frequência
https://www.jaguare.es.gov.br/noticia/ler/1546/combate-a-dengue-prefeitura-e-superintendencia-de-saude-promovem-reuniao