Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Doe vida, salve vidas: Jaguaré realiza campanha de doação de sangue
Doe vida, salve vidas: Jaguaré realiza campanha de doação de sangue
_Na próxima terça-feira a Prefeitura de Jaguaré vai realizar importante ação para salvar vidas; a mobilização para doação de sangue será realizada na Unidade de Saúde do Bairro Irmã Tereza; para participar é preciso agendar; na ocasião, também será possível se cadastrar como doador de medula óssea_
A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai sediar uma importante ação de para doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea. A iniciativa será realizada na próxima terça-feira, 15/04, na Unidade de Saúde – UBS do Bairro Irmã Tereza na parte da manhã, das 8h às 12h.
A secretária municipal de Saúde, Itatiane Lana Carvalho ressalta a importância do ato de doar. “A doação de sangue é um gesto simples, rápido e que salva vidas! Sabemos que manter os estoques dos hemocentros abastecidos é um desafio constante, por isso, ao doar, as pessoas não só ajudam desconhecidos, mas também fortalecem o senso de comunidade e empatia. É um pequeno gesto que faz uma enorme diferença”, afirmou.
*Parceria*
A ação será realizada pelo Hemocentro Regional de São Mateus – Hemoes, em parceria com a Prefeitura de Jaguaré e a Organização Não Governamental – ONG Voluntários do Bem, de Nova Venécia. A equipe organizadora do evento, orienta que o doador faça agendamento pelos números (27) 99978-4929 ou (27) 3767-7954. O objetivo é assegurar a disponibilidade de sangue e seus derivados garantindo a manutenção dos estoques seguros de sangue capazes de atender às demandas da região. Para doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos.
“Estamos muito felizes com as nossas ações! Eventos como esse em Jaguaré nos ajuda no sentido de salvar vidas com a doação de sangue e encontrar doadores compatíveis de medula óssea. Quero agradecer à Prefeitura de Jaguaré pelo entendimento sobre esse importante ato de doação, pois, vem nos fortalecer ainda mais com o espírito de solidariedade a poder estar prestando mais serviços à comunidade, serviços em prol da vida”, afirmou o presidente da ONG, Silmar Barbosa Neres.
*Quem pode doar?*
Para aqueles que desejam se tornar doadores, é necessário ter entre 18 e 69 anos (se já tiver feito alguma doação), não ter histórico de câncer ou doenças hematológicas, e apresentar um documento oficial com foto. Os interessados podem se cadastrar em hemocentros locais ou durante campanhas promovidas pela ONG. O interessado deve apresentar um documento original com foto e preencher um cadastro com informações básicas.
*Quem não pode doar?*
Quem tem 69 anos ou mais e nunca doou, quem estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação, quem estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
https://www.jaguare.es.gov.br/noticia/ler/1536/doe-vida-salve-vidas-jaguare-realiza-campanha-de-doacao-de-sangue