Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Serra pela quarta vez elege Sérgio Vidigal (PDT) Prefeito
Serra pela quarta vez elege Sérgio Vidigal (PDT) Prefeito
O médico psiquiatra que mudou o perfil do município, que hoje tem um dos maiores orçamentos da Grande Vitória, foi eleito para seu quarto mandato. Serra, que deixou de ser cidade dormitório para cidade industrial, e também cresceu em Comércio e Serviços, agora se prepara para a era digital. Modernizar e otimizar os serviços públicos foi um dos principais discursos do deputado federal ao longo da campanha.
Sérgio Vidigal (PDT) é novamente prefeito da Serra. Com o total de 11,920 votos, (54,9%), ele derrotou o candidato à sucessão de Audifax Barcelos (REDE), Fábio Duarte, que não conseguiu a preferência da população, totalizando , correspondente a 91.931 (43,10%). Atualmente ocupando o cargo de deputado federal na Câmara de Deputados, Sérgio retornará à prefeitura para seu quarto mandato, onde ele diz que pretende encerrar um ciclo.
Nascido em oito de maio de 1957 em Vitória, Sérgio cresceu no bairro de Jardim América, em Cariacica, onde desde criança ajudava o pai no balcão do comércio da família. Estudou Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, a conceituada EMESCAM. Especializou-se em Psiquiatria pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). No mesmo ano da formação, já começou a atuar tanto na Prefeitura da Serra quanto na Secretaria de Saúde do estado do Espírito Santo.
Ele entrou na política em 1988, sempe no PDT, partido que preside regionalmente. Neste mesmo ano já experimentou as urnas e foi vitorioso, sendo eleito vereador da Serra para o exercício de 1989 a 1992. Também foi subsecretário estadual de Saúde em 1993, apenas por um ano, já que no ano seguinte assumia uma cadeira na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) como deputado estadual.
Dois anos mais tarde, 1996, Sérgio assumiu pela primeira vez o desafio de governar a Serra, maior município do estado, que faz parte da região metropolitana da Grande Vitória e, ainda, o segundo maior colégio eleitoral capixaba. Foi reeleito em 2000 novamente prefeito, com 86% dos votos válidos, conquistando, ao final dos 8 anos, a surpreendente marca de 94% de aprovação, período em que comumente governantes sofrem grandes desgastes. Este nível de aprovação nunca foi conquistado por nenhum outro prefeito da cidade.
Em 2006, novo desafio: concorrer ao governo do Espírito Santo. Não foi eleito, mas assumiu nobre missão no ano seguinte: era o titular da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego, no Ministério do Trabalho, em Brasília. Em 2008.novamente disputou a Serra, vencendo com 94,21% dos votos válidos em primeiro turno: Sérgio Vidigal era o mais votado político do país.
Em 2014, Sérgio Vidigal disputou vaga na Câmara dos Deputados. Foi eleito o deputado mais votado do Espírito Santo, com 161.744 votos. Somente a Serra lhe deu 96.966 votos. Titular na Comissão de Seguriade Social e Família, o médico capixba ainda é suplente nas Comissões de Educação, de Minas e Enegia, de Desenolvimento Econômico - Comércio - Indústria e Serviços e, ainda, da Comissão Especial do Pacto Federativo.
Também atua em comissões especiais, como do Teto Remuneratório de Salários nos Três Poderes, PL 6726/16, e da Lei das Agências Reguladoras, PL 6621/2016. Vidigal ainda é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo às Energias Renováveis e Coordenador da Comissão Externa destinada a acompanhar e fiscalizar os fatos relativos à retomada da obra viária do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, Grande Vitória, ES.
Toda essa trajetória o fez retornar, depois de apresentar-se como homem experiente e de extrema importância para um momento de crise econômica devido à pandemia da Covid.