Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Jaguaré é palco para início oficial da Colheita do Café Conilon no Estado
Jaguaré é palco para início oficial da Colheita do Café Conilon no Estado
_Evento em Jaguaré reuniu grande número de autoridades estaduais e municipais, além de centenas de produtores rurais; celebração de abertura da colheita do café conilon ressalta a importância do produto para a economia de Jaguaré e do Espírito Santo_
Destaque na produção de café conilon no País, Jaguaré sediou, nesta quarta-feira, 14, o evento oficial que simboliza o início da Colheita do Café Conilon no Espírito Santo. Realizado em parceria entre Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – Seag e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, o evento foi realizado na Fazenda Água Limpa, da família Armani, no Estivado.
Além do prefeito Marcos Guerra, o evento contou com a presença do governador em exercício, Ricardo Ferraço e do secretário estadual de Agricultura, Ênio Bérgoli. Também participaram o secretário municipal de Agricultura, Jordano Sossai – entre outros secretários, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos e os deputados estaduais Janete de Sá, Raquel Lessa, Mazinho dos Anjos e Toninho da Emater. O presidente da Câmara Municipal de Jaguaré, João Vanes marcou presença, ao lado dos vereadores Elizeu Ribeiro, Krânio, Rangélica Rosato, Penha Bettin, Dunga do São Roque, Ricardo Barros, Preto Queiroz e Carmim Dondoni.
*Colheita de conhecimento*
A solenidade de abertura teve início com a palestra “Evolução da Colheita Mecanizada do Conilon”, apresentada pelo pesquisador do Incaper, Paulo Volpi, que mostrou como foi o desenvolvimento do processo de colheita do grão do café conilon. “Não é só um simples evento de abertura da colheita, é também uma forma dos produtores aprenderem ainda mais sobre a colheita. Fico muito honrado pela presença e valorização do município e da produção do café conilon, que impulsiona a economia do nosso município e contribuindo para o crescimento do Estado”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra.
Muito concorrido, o evento também contou com as presenças do presidente do Incaper, Alessandro Broedel, além dos prefeitos de Sooretama, Fernando Camileti, de Montanha, Iracy Baltar, de Vila Pavão, João Trancoso e os vice-prefeitos de Linhares, Franco Fiorotti, de Conceição da Barra, Marquinhos das Palmeiras e de Rio Bananal Ildomar Gava. Na parte da tarde, os produtores participaram de estações de campo com os assuntos “Gotejamento Subterrâneo de Alta Tecnologia” e “Capina Elétrica”.
*Café com sabor de oportunidade e renda*
O governador em exercício Ricardo Ferraço destacou o papel do café na economia do Estado. “Este ano, se Deus quiser, por força da capacidade empreendedora dos nossos agricultores e agricultoras e da força do nosso Incaper, tudo indica que nós vamos ter uma colheita muito grande, que vai ser geradora mais uma vez de muito trabalho, muita renda e muita oportunidade para os capixabas considerando que o talento do capixaba está devotado para a produção do café conilon com qualidade, com indicadores de produtividade extraordinários”, destacou Ricardo Ferraço.
A expectativa de técnicos é que este ano, Jaguaré passe a quantia de um milhão de sacas produzidas em aproximadamente 24 mil hectares de café plantado. Em todo o Estado, espera-se a produção ultrapasse os 18 milhões de sacas. O evento foi realizado na Fazenda Água Limpa, do ex-deputado estadual Athaíde Armani, que é o autor da lei que estabeleceu o dia 14 de maio como início oficial da colheita do café conilon.
*Rodovias*
O vice-governador Ricardo Ferraço também lembrou a tendência de aumento da produção agrícola em função da construção de rodovias na região. “Estamos adiantados com a ES 230, que liga Vila Valério a Fátima em Jaguaré e estamos ligando Vila Valério a Sooretama. Com esses investimentos, nós estamos devolvendo a toda essa região do café, aos nossos empreendedores rurais, agricultores, trabalhadores, toda a contribuição que a região e que os municípios dão ao desenvolvimento do Estado”, finalizou o governador em exercício, Ricardo Ferraço.
https://www.jaguare.es.gov.br/noticia/ler/1564/jaguare-e-palco-para-inicio-oficial-da-colheita-do-cafe-conilon-no-estado