Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Amadeu Boroto vai depor em CPI sobre transporte público de São Mateus
Amadeu Boroto vai depor em CPI sobre transporte público de São Mateus
Com a pré-candidatura ainda sem confirmação, ex-prefeito gera polêmica e movimenta o mercado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Viação São Gabriel, que opera no município de São Mateus (norte do Estado), convocou para depor o ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB), na gestão do qual ocorreram supostas irregularidades no processo de concessão da prefeitura. Boroto é apontado como pré-candidato a prefeito, condição que apesar de ainda não ter confirmação, gera polêmica por ele estar inelegível e responder a processo por improbidade administrativa.
A convocação, divulgada nesta quinta-feira (9), foi feita pela vereadora Ciety Cerqueira (PT), vice-presidente da CPI, e inclui também o secretário e o subsecretário de Obras da época do processo de concessão.
Amadeu Boroto assumiu o MDB de São Mateus em março deste ano, em meio a muita polêmica, a principal dela a sua inelegibilidade. Ele foi condenado a devolver R$ 823,1 mil aos cofres públicos por ter contratado de forma irregular, segundo denúncia do Ministério Público, obras com uma empresa nos anos 2011 e 2012.
Na convocação para a CPI, a vereadora aponta que "as informações trazidas oficialmente até aqui evidenciam equívocos importantes na entabulação do contrato de concessão com a empresa São Gabriel, vencedora do certame, e que isso demonstra uma causa de alta relevância para ter originado tantos problemas na execução do contrato".
Destaca que deve ser "apresentado a esta Comissão, cópia integral do processo legislativo que tratou do projeto de lei complementar sancionado pelo prefeito na época, através da Lei Complementar nº 121/2016".
A CPI foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de 25 de março, a partir do Requerimento nº 002/2024, assinado pelos vereadores Ilaílson Campos (PSB), Gilton Gomes (relator) e Carlinho Simião, do MDB, e Isamara da Farmácia (União) , eleita presidente do colegiado. Foi eleita, também à unanimidade, a vereadora Ciety Cerqueira como vice-presidente.
A CPI requereu que a Viação São Gabriel apresente provas contundentes que tenha efetuado a retirada de circulação de veículos com vida útil vencida, ou seja, com mais de 10 anos de circulação. Se não houve a retirada, quer explicações sobre em quais circunstâncias estão sendo usados tais ônibus.
Os vereadores aprovaram requerimento à Controladoria do município, a fim de conhecer as ações tomadas pelo setor após a confecção do relatório final da Ordem de Serviço 002/2020 e ainda um pedido para que a prefeitura encaminhe comprovantes de todos os pagamentos realizados à Viação São Gabriel referente aos últimos cinco anos, informando inclusive o atual passivo do município com a concessionária.