Português Italian English Spanish

PLACAS EDUCATIVAS REVELAM FLORA E FAUNA DA RESTINGA E ENCANTAM FREQUENTADORES DA ORLA DE GURIRI

PLACAS EDUCATIVAS REVELAM FLORA E FAUNA DA RESTINGA E ENCANTAM FREQUENTADORES DA ORLA DE GURIRI


PLACAS EDUCATIVAS REVELAM FLORA E FAUNA DA RESTINGA E ENCANTAM FREQUENTADORES DA ORLA DE GURIRI

As placas educativas instaladas na orla de Guriri compõem a estratégia de informação e conscientização do Projeto Nossa Restinga, ação ambiental da Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As fotos estampadas, que revelam em detalhes a biodiversidade da restinga, chamam a atenção dos passantes, que se detém para apreciá-las.

Lançado em abril de 2022, o Projeto surgiu da necessidade de preservar aquele bioma, que é formado por plantas que fixam as dunas e impedem seu avanço em direção à parte urbanizada da orla, e é também a fronteira vegetal da Mata Atlântica, com um importante papel para a diversidade da fauna de pequeno porte.

O secretário municipal de Meio-Ambiente, Ricardo Louzada, lembrou que as ações de preservação e recuperação começaram com a demarcação da área de proteção e a construção das passarelas. “O Projeto Nossa Restinga é uma continuidade desse processo. A consciência ambiental coletiva é um dos objetivos mais importantes. Sem ela, não existe preservação”. 

FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA
As belas fotos das placas exigiram mais que apenas um olhar fotográfico atento. A preferência é para as imagens produzidas por pesquisadores da área ambiental, o que enriquece o aspecto educativo da ação.

A nomenclatura científica, o nome popular e outras informações ajudam na familiarização com as espécies. “As pessoas precisam saber o que é da restinga e o que é invasor. Muita gente acha que castanheiras, casuarinas e coqueiros, por exemplo, são nativos e não são” – complementa Ricardo Louzada.

*PRATA DA CASA*
A consciência ambiental vem crescendo também junto aos mateenses. Entre os fotógrafos que tiveram suas fotos selecionadas está a pesquisadora local Bárbara Teixeira Costa, autora de uma das fotos que ilustra a matéria. Ela é moradora de São Mateus e cursa o oitavo e último período de Ciências Biológicas no Ceunes.

A foto escolhida foi a de uma Libélula, que ela flagrou em uma mata na Estrada das Meleiras. “Vi a mata, peguei a máquina e entrei com a certeza de que teria belas imagens. E foi o que aconteceu” – contou Bárbara, que tem 21 anos e fotografa “mato e bichos desde os 15.”

Conforme contou a orgulhosa mãe de Bárbara, Otília Maria dos Santos Costa Coelho, servidora municipal, “aos 15 anos ela escolheu um equipamento fotográfico ao invés de uma festa. De lá para cá está constantemente se aperfeiçoando em fotografia, ao mesmo tempo em que se dedica com afinco aos estudos e pesquisa ambiental.”

 

QUEM SOMOS?

O Portal Boca no Trombone foi fundado no ano de 2001, na cidade de São Mateus, norte do Estado do Espírito Santo, com a intenção de passar notícias a população dos principais Municípios do Estado e do Brasil sempre com a verdade. Atualmente somos um dos portais mais populares na internet, não apenas em São Mateus/ES, mais em todo o território Capixaba, além de Estados como: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Boca no Trombone é um portal forte em Utilidade Pública, com mais de 200 mil seguidores a serviço da população do norte Capixaba, do Espírito Santo e mais de 100 cidades espalhadas pelo Brasil!

Portal Boca no Trombone, um grupo de notícias que nasceu para comunicar a você tudo que acontece no Brasil e no mundo, norte e noroeste do Estado do Espírito Santo, sempre com a verdade, doa a quem doer.

Além de nosso site, temos um grupo de páginas no Facebook totalizando mais de 700 mil seguidores espalhados por todo Brasil e no exterior, mais de 50 grupos de WhatsApp e colaboradores de notícias.

Nosso portal também e um veículo de entretenimento, no qual apresentamos os melhores lugares para o turismo e lazer.

Continue conosco e compartilhe essa ideia.

Saiba por que anunciar conosco clicando aqui [+].

Enquete no ar com a seguinte pergunta: “Se as Eleições fossem hoje, em quem você votaria para Deputado(a) Estadual?

Voto computado com sucesso!
Enquete no ar com a seguinte pergunta: “Se as Eleições fossem hoje, em quem você votaria para Deputado(a) Estadual?
Total de votos:
Berg (Francyberg Motta)
Carlinhos Lírio
Claudete do Mateusão
Enéias Zanelato
Fabrício Buzetti
Ferreira Júnior
Maurício de Jesus
Paulo Gama (Abavam)
Rodrigo Cozivip
Nenhum deles