Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Associação médica diz que compra de vacinas para imunizar crianças contra Covid é necessidade 'urgente'
Entidade destaca que a liberação por parte da Anvisa "somente ocorre após rigorosos estudos clínicos, tendo como voluntários milhares de indivíduos, com o objetivo de garantir a segurança e eficácia".
A Associação Médica Brasileira (AMB) afirmou, em nota, ser “integralmente a favor” da vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da vacina da Pfizer em 16 de dezembro para essa faixa etária, mas o Ministério da Saúde tem imposto obstáculos para colocar a imunização em prática.
O texto, divulgado nesta segunda-feira (27), diz que a autorização do órgão seguiu “o mesmo rigor e normas de eficácia e segurança” das demais faixas etárias.
“Lembramos que a liberação por parte da Anvisa, neste e em quaisquer casos/faixas etárias, somente ocorre após rigorosos estudos clínicos, tendo como voluntários milhares de indivíduos, com o objetivo de garantir a segurança e eficácia”, diz a entidade.
A AMB destaca que, nos Estados Unidos, mais de 7 milhões de crianças já receberam a vacina da Pfizer, o que mostra que a efetividade da vacinação “em mundo real”.
O documento aponta que já foram registradas mais de 300 mortes de crianças nessa faixa etária desde o início da pandemia. “Novas mortes são absolutamente evitáveis e temos obrigação de trabalhar nesse sentido”, diz.
Para a entidade, “a vacinação é essencial para reduzir/evitar sofrimento, hospitalizações e mortes”.
A associação afirma ainda que, diante das novas ondas em outros países, “faz-se necessária a urgente aquisição das doses pediátricas pelo Ministério da Saúde”.
“Conclamamos todos os pais e/ou responsáveis a, quando as vacinas estiverem disponíveis, vacinarem seus filhos. Vacina é vida, vacinar, um ato de amor!”, diz o documento.
Mais Lidas
Enquete
Enquete no ar com a seguinte pergunta: “Se as Eleições fossem hoje, em quem você votaria para Deputado(a) Estadual?